Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-19 às 17h23

Orçamento Participativo Portugal 2018 aberto a propostas até 24 de abril

O Governo lançou em 2016 o primeiro Orçamento Participativo de âmbito nacional, a nível mundial. A partir da boa experiência de mais de uma centena de municípios que em Portugal têm orçamentos participativos, o Governo realizou em 2017 a I Edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP).

Para esta segunda edição, o Governo decidiu aumentar a verba inscrita no Orçamento do Estado para o OPP de 3 milhões para 5 milhões de euros, mas também, alargar o Orçamento Participativo a todas as áreas de governação.

A apresentação de propostas, que decorre até 24 de abril, será dinamizada com a realização de encontros e iniciativas nacionais de sensibilização para a participação de todos os cidadãos nesta iniciativa.

Uma das novidades do OPP 2018 é a evocação da Revolução do 25 de Abril, com o roteiro de encontros participativos pelo País a reproduzir geograficamente os locais da ação do Movimento das Forças Armadas.

O primeiro encontro está previsto para Lagos a 20 de fevereiro e o último, para Lisboa, no dia 24 de abril. Pelo meio, Vila Nova de Gaia, Mafra, Serra da Carregueira, Santarém, Viseu, Lamego, Figueira da Foz, Porto, Vendas Novas, Estremoz, Aveiro, Guarda, Viana do Castelo, Santa Margarida, Funchal e Angra do Heroísmo são pontos de paragem para debate no OPP.

Saiba mais sobre o OPP ou deixe diretamente a sua proposta em https://opp.gov.pt/submit.