O projeto «Sistema de contactos para idosos» do
Orçamento Participativo Portugal OPP 2017 em funcionamento na Madeira depois da assinatura de um protocolo entre a Polícia de Segurança Pública, a Câmara Municipal do Funchal, o Instituto de Segurança Social da Madeira e a Fundação PT – Orçamento Participativo Portugal.
A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, presidiu à cerimónia e destacou «a relevância deste projeto no âmbito do policiamento de proximidade, em particular na vertente de prevenção criminal, e na proteção de uma faixa etária mais vulnerável à prática de crimes».
O projeto contempla a criação de um sistema de referenciação de idosos junto das forças de segurança, em modo de projeto-piloto, com o objetivo de garantir a segurança de todos os utilizadores na via pública, e promover o reencontro célere com o familiar, cuidador ou conhecido previamente indicado.
O «Sistema de contactos para idosos» tem uma duração prevista de 18 meses e um investimento associado de 150 mil euros.
A Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, realçou a dinâmica dos projetos escolhidos no âmbito do Orçamento Participativo Portugal: «As pessoas propõem, as pessoas escolhem, por isso é para fazer».
A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais da Madeira, Rita Andrade, também esteve presente na cerimónia.