Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-08-30 às 15h38

Números do desemprego demonstram «boa situação no mercado de trabalho»

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva
O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, afirmou que a queda da taxa de desemprego para 6,8% em junho, a mais baixa desde setembro de 2002, vem demonstrar «uma boa situação no mercado de trabalho».

Vieira da Silva sublinhou também que «a dinâmica de emprego continua muito elevada»: «No horizonte desta legislatura, neste mês completa-se a criação de mais de 321 mil postos de trabalho, o que é um resultado muito forte e muito impressivo, e que demonstra a dinâmica do mercado de trabalho, quer na parte dos jovens, quer na parte dos menos jovens».

O Ministro referiu que o emprego e os salários «estão a comportar-se de uma forma positiva», o que é «um fator muito importante para a sociedade e para a economia», e destacou que «as contribuições para a Segurança Social também continuam a crescer a um ritmo muito elevado».

A taxa de desemprego de junho de 2018 situou-se em 6,8%, menos 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior, menos 0,7 pontos percentuais em relação a três meses antes e menos 2,3 pontos percentuais do que no mesmo mês de 2017, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística.

Em junho, a população empregada foi estimada em 4.811,6 mil pessoas, tendo aumentado 0,4% (20,3 mil) em relação ao mês anterior (maio de 2018), 0,7% (32,6 mil) em relação a três meses antes (março de 2018) e 2,8% (132,3 mil) em comparação com igual mês do ano passado.

A taxa de emprego situou-se em 61,8%, o que corresponde a um decréscimo de 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior e a um acréscimo 0,2 pontos percentuais em relação a três meses antes e de 1,4 pontos percentuais em comparação com o período homólogo de 2017.