Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-18 às 19h15

Número muito significativo de portugueses já pediu estatuto de residente no Reino Unido

«É muito significativo o facto de os portugueses que se encontram no Reino Unido estarem a aderir tão positivamente ao apelo que foi desenvolvido pelas autoridades, para que procurassem obter o seu estatuto de residente no Reino Unido», afirmou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, em declarações à agência Lusa.

Acrescentando que «não há condições para afirmar quantas pessoas vão beneficiar da atribuição do estatuto de residente, permanente ou provisório», o Secretário de Estado referiu, contudo, que Portugal é «o quarto país cujos cidadãos a viver no Reino Unido mais solicitaram o estatuto de residente», a seguir à Polónia, à Roménia e a Itália.

«É muito importante saber que estamos a caminhar para que, perto de cem mil portugueses, estejam a procurar obter este estatuto», sublinhou José Luís Carneiro, apelando aos portugueses residentes no Reino Unido para que façam o pedido do estatuto de residente naquele país, dado esta ser uma condição fundamental para que se possa aceder ao conjunto de direitos sociais fundamentais em vigor, quer na União Europeia, quer no Reino Unido.

Entre agosto de 2018 e março de 2019, cerca de 18100 portugueses entregaram o seu pedido de estatuto de residente, sendo que abril e maio foram os meses com maior número de cidadãos a solicitarem esta condição, com 34300 e 16800 pedidos, respetivamente. 

Em junho, 11700 portugueses fizeram o mesmo pedido junto das autoridades britânicas.  Segundo dados oficiais do Ministério do Interior britânico, foram já recebidas 861100 candidaturas de cidadãos europeus e familiares.

O estatuto de residente permanente é atribuído àqueles com cinco anos consecutivos a viver no Reino Unido, enquanto que os que estão há menos de cinco anos no país terão um título provisório até completarem o tempo necessário.

Este é um direito que tem de ser solicitado e concedido pelas autoridades britânicas, sendo o procedimento gratuito e feito exclusivamente através da Internet.