Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-03 às 18h59

Número de utentes em lista de espera há mais de um ano baixou 10 mil em maio

Ministra da Saúde, Marta Temido
A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que os dados de maio demonstram que o número de utentes em lista de espera há mais de um ano diminuiu em dez mil pessoas.

Em Lisboa, depois da IV Cimeira Luso-Moçambicana, a Ministra referiu que o Serviço Nacional de Saúde «está a responder em maior volume e em maior quantidade» e acrescentou que nos últimos quatro anos houve «mais 600 mil consultas de cuidados de saúde primários, mais 200 mil consultas de cuidados hospitalares e mais 16 mil cirurgias».

Marta Temido sublinhou que o Governo «tomou uma medida no sentido de reduzir o tempo de referência para resposta no Serviço Nacional de Saúde» e reiterou o compromisso do Governo «em reduzir os tempos de espera».

«O nosso compromisso foi o de reduzir esses tempos, garantindo que, no final de 2019, não tínhamos portugueses há mais de 12 meses à espera para um destes tipos de ato. Vamos poder dar conta dos progressos relativamente a este tema: no mês passado, na última monitorização feita, já tinham reduzido em dez mil os portugueses à espera há mais de um ano de consulta», acrescentou.

A Ministra da Saúde frisou também que a pressão da procura de uma população demograficamente envelhecida e cada vez mais exigente está a aumentar e que o Governo pretende dar resposta a esta situação.

«Este Governo tem garantido o mecanismo de vales cirúrgicos, que os utentes podem acionar quando esperam para além dos tempos de resposta máximos garantidos. Temos consciência de que há um problema com o acesso a um serviço público universal e tendencialmente gratuito, como o Serviço Nacional de Saúde, sabemos que há dificuldades, mas estamos a trabalhar para as ultrapassar», acrescentou.