Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-03 às 14h02

Novos inspetores do SEF reforçam serviços no aeroporto de Lisboa

O Aeroporto de Lisboa tem 45 novos inspetores estagiários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Durante a receção aos novos inspetores estagiários no aeroporto, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, relembrou que, no início do mês de abril, já houve um reforço de 22 inspetores no mesmo local, perfazendo um total de 67 estagiários. Trata-se do maior número de sempre de inspetores no aeroporto de Lisboa e que corresponde a mais do dobro do que havia em 2014.

Eduardo Cabrita referiu que estas decisões inserem-se num conjunto de alterações na resposta aeroportuária feitas pela área governativa das Infraestruturas e Habitação e em diálogo com o concessionária ANA Aeroportos de Portugal. 

Melhores condições físicas para passageiros e trabalhadores

O Ministro disse que vão ser criados 49 postos de controlo eletrónico distribuídos pelos aeroportos de Lisboa, do Porto, de Faro e do Funchal e que visam melhorar as condições de acesso de passageiros e as condições de resposta. 

Eduardo Cabrita disse também que, em breve, vai reunir-se com a ANA e que «já estão a ser consideradas novas condições para o SEF e para a PSP na preparação do alargamento do aeroporto de Lisboa».

Responder ao crescimento do tráfego

Com o reforço dos estagiários no aeroporto o Governo pretende antecipar a resposta ao crescimento de tráfego no aeroporto. 

A este propósito, o Ministro referiu que «o número de passageiros não Schengen duplicou, entre 2013 e 2019» e que  «a resposta que o SEF dá é mais do que duplicar os seus meios humanos no aeroporto de Lisboa e propor à concessionária ANA a diferenciação das zonas de atendimento de passageiros, por origens dos voos, criando zonas de circulação mais rápida para passageiros em trânsito».