Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-15 às 19h05

Novo serviço testado pelo Gabinete Nacional de Segurança

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, no 58.º aniversário do Gabinete Nacional de Segurança, Lisboa, 15 janeiro 2018
A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, assistiu ao teste do novo serviço governamental PRS (Public Regulated Service) Galileo, realizado com sucesso na cerimónia do 58.º aniversário do Gabinete Nacional de Segurança, em Lisboa.

O novo serviço, totalmente operacional até 2020, baseia-se na emissão de um sinal codificado que permite o cálculo de uma posição mais fiável e mais resistente a interferências radioelétricas nocivas.

O serviço está reservado às necessidades das instituições públicas em matéria de proteção civil, das Forças de Segurança, das Forças Armadas, das entidades judiciais e das autoridades aduaneiras, entre outras, e é controlado através de sistemas de gestão de chaves de cifra, sendo restrito aos utilizadores autorizados pelo GNS.

Importância do Gabinete Nacional de Segurança

A Ministra afirmou que as atividades do Gabinete Nacional de Segurança «têm implicações muito para além da sua missão principal, com impacto relevante na promoção da modernização administrativa e no desenvolvimento da economia digital da competitividade de Portugal no mercado único europeu».

Na cerimónia, a Ministra referiu que a missão de garantir a segurança da informação classificada está a ser modernizada através do Projeto de Credenciação de Segurança online (CRESO).

O projeto é uma medida que está inscrita no Simplex+ e pretende a máxima desmaterialização possível dos processos de credenciação de segurança das pessoas coletivas e individuais em Portugal.

Maria Manuel Leitão Marques destacou também que o Gabinete Nacional de Segurança contribui para a segurança das transações online na União Europeia e para a resiliência da informação de posicionamento geográfico de entidades estatais e daquelas que fornecem serviços críticos e essenciais à sociedade.

A Ministra realçou ainda o papel cada vez mais importante no Centro Nacional de Cibersegurança «na prevenção e resposta a incidentes ou ciberataques» e «no reforço de uma cultura de prevenção por parte dos cidadãos relativamente à sua presença no ciberespaço».