Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-26 às 11h30

Novo serviço de atendimento da Segurança Social na cidade de Lisboa

Nova sede do Instituto da Segurança Social
O Instituto da Segurança Social tem uma nova sede, situada no coração da cidade de Lisboa, em plena na Avenida 5 de Outubro, na qual serão concentrados todos os serviços do Centro Distrital de Lisboa, dos Serviços Centrais e do Centro Nacional de Pensões, que até aqui se encontravam dispersos por 13 edifícios da capital.

Assim, a partir de dia 28 de março, abre ao público o novo serviço de atendimento no edifício Sede do Instituto da Segurança Social, onde serão concentrados os serviços de atendimento do Centro Distrital de Lisboa (Areeiro), o serviço de atendimento do Centro Nacional de Pensões (Entrecampos), o Serviço de Verificação de Incapacidades e o serviço de atendimento do Departamento de Proteção Contra os Riscos Profissionais (Av. Estados Unidos da América).

Por motivo de mudança de instalações, no dia 27 de março, estão encerrados ao público os seguintes serviços:

• Serviço sede do Centro Distrital de Lisboa, na Av. Afonso Costa (Areeiro)
• Serviço de atendimento do Centro Nacional de Pensões, em Entrecampos
• Serviço de Verificação de Incapacidades, na Av. Estados Unidos da América
• Serviço de atendimento do Departamento de Proteção Contra os Riscos Profissionais, na Av. Estados Unidos da América

A partir de dia 28 de março, a entrada para o serviço de atendimento geral é feita pela Av. de Berna, n.º 18-B e para o Serviço de Verificação de Incapacidades e o serviço de atendimento do Departamento de Proteção Contra os Riscos Profissionais, pela Av. 5 de Outubro, n.º 175.

O atendimento é exclusivo por marcação. No entanto, serão disponibilizados dois postos de informações rápidas (informação não processual), um quiosque que permite ao cidadão aceder à Segurança Social Direta e à Linha Segurança Social, bem como a entrega de envelopes de atendimento diferido.

Para agendar com antecedência o atendimento para o dia e a hora mais convenientes, deve ligar o 300 502 502, dias úteis, das 9h00 às 18h00,  Pode também marcar o atendimento através do portal da Segurança Social, possibilitando a marcação do atendimento de forma cómoda e sem custos associados para o cidadão.

Com a abertura do novo serviço de atendimento, encerram definitivamente o serviço sede do Centro Distrital de Lisboa (Areeiro), o serviço de atendimento do Centro Nacional de Pensões (Entrecampos), o Serviço de Verificação de Incapacidades e o serviço de atendimento do Departamento de Proteção Contra os Riscos Profissionais (Av. Estados Unidos da América).

Esta reorganização/concentração de Serviços resulta de uma estratégia do Instituto da Segurança Social de otimização da utilização do seu património imobiliário, com a qual se pretende garantir uma minimização de custos globais de gestão de utilização de imóveis e, simultaneamente, um adequado funcionamento e articulação entre Serviços. Esta centralização física irá, assim, potenciar uma maior racionalização dos recursos humanos e económicos, bem como um melhor atendimento e serviço aos cidadãos e às empresas.