Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-14 às 15h26

Nova orientação do ordenamento florestal é «peça fundamental na reforma da floresta»

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou que «uma nova orientação estratégica para os Programas Regionais de Ordenamento Florestal é uma «peça fundamental na Reforma da Floresta».

Em Pampilhosa da Serra, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros Extraordinário que aprovou a Resolução que define esta nova orientação, o Ministro sublinhou que «este trabalho é um instrumento fundamental para estabelecer os pilares básicos desta reforma da floresta e definir um mosaico da floresta».

«Os novos Programas Regionais de Ordenamento Florestal estabelecem uma projeção até 2050 sobre o que deve ser a floresta até lá», referiu Capoulas Santos, acrescentando que definem regras que deverão ser transportadas para os Planos Diretores Municipais: «A floresta não pode ser caótica, com cada um a plantar o que quer».

O comunicado do Conselho de Ministros refere que «esta resolução visa concretizar uma nova orientação estratégica para o ordenamento florestal, a qual assenta na redefinição do âmbito territorial dos Programas Regionais de Ordenamento Florestal».

«É estabelecido o enquadramento político da criação de uma segunda geração de Programas Regionais de Ordenamento Florestal, que se traduzirá numa passagem de 21 para 7 Programas, tendo em vista promover ganhos de eficiência na sua implementação e a redução da complexidade administrativa para todos os agentes nela envolvidos», lê-se ainda.

As medidas aprovadas são vistas como essenciais no âmbito do objetivo de assegurar às regiões do interior uma nova vitalidade e uma prosperidade sustentável, quer através da valorização dos recursos endógenos e das especificidades dos territórios e das regiões fronteiriças, quer através do lançamento de estratégias de desenvolvimento inteligentes e sustentáveis.