Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-17 às 19h34

Nova ligação por ferry entre Funchal e Portimão assegura «princípio da continuidade territorial»

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na cerimónia de receção ao ferry «Volcán de Tijarafe», Portimão, 17 julho 2018
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que a nova ligação por ferry assegura o «princípio da continuidade territorial» e mostrou-se otimista de que, no futuro, se possa «estender o serviço para além dos meses de verão» e, eventualmente, com «mais do que uma ligação semanal».

Em Portimão, na cerimónia de receção ao ferry «Volcán de Tijarafe», que iniciou recentemente as ligações semanais entre o Funchal, na Madeira, e Portimão, no Algarve, Ana Paula Vitorino realçou que a nova ligação por ferry entre a Madeira e o Continente é fruto do trabalho conjunto entre o Ministério do Mar e o Governo Regional da Madeira.

A Ministra destacou ainda o papel da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, da Câmara Municipal de Portimão e do Grupo Sousa, que opera o navio através da ENM - Empresa de Navegação Madeirense.

O navio «Volcán de Tijarafe» transporta passageiros e veículos (ro-pax) e ligará Portimão e o Funchal, no mínimo, durante os próximos três anos, estando previsto um mínimo anual de 12 viagens de ida e volta, apenas para o período de verão.

O trajeto entre o Funchal e Portimão dura cerca de 23 horas e é de destacar o aumento da procura – tanto de passageiros como de veículos – desde o lançamento do serviço.
Áreas:
Mar