Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-11 às 18h43

«Não podemos perder nunca este sentido de comunidade»

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, salientou a importância do sentido de comunidade durante uma intervenção nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Berna, na Suíça.

«Não podemos perder nunca este sentido de comunidade», afirmou, referindo que a comunidade portuguesa é aquela que partilha «uma língua, uma história, uma cultura, tradições».

«Sempre que estamos em qualquer ponto do mundo onde ouvimos português, onde ouvimos música portuguesa, onde partilhamos a nossa História, a nossa tradição, sentimo-nos em casa», acrescentou.

O Ministro sublinhou também que a recuperação da ideia de comunidade – tanto a nível português como internacional – é a resposta necessária para fazer frente «ao ambiente de insegurança, de angústia e de medo», do qual florescem os populismos.

Pedro Nuno Santos sublinhou que as comunidades portuguesas, na Suíça e no resto do mundo, souberam sempre entender que os problemas de cada um são resolvidos coletivamente e que é preciso travar o recuo que se tem seja no campo da Educação, na Saúde ou no sistema de pensões.

Num paralelismo com o futebol, pediu para que «não nos deixemos enganar pela extraordinária capacidade individual de Cristiano Ronaldo». «Ele é o melhor do mundo, mas nós somos a melhor seleção porque somos capazes de trabalhar em equipa. E foi sempre em equipa que os portugueses venceram, em Portugal e também lá fora», acrescentou.

Enfatizando a importância de também as novas gerações aderirem à identidade e à comunidade portuguesa, para garantir uma maior coesão e capacidade de enfrentar os desafios futuros, o Ministro deixou também uma palavra de incentivo a um eventual regresso de emigrantes a Portugal.

«Portugal enfrenta hoje um processo de melhoria, de crescimento. E todos os portugueses são poucos. Quem está bem deixe-se estar, mas quero que saibam que a vossa terra está de braços abertos, sempre à vossa espera, e precisa mesmo de vocês para continuarmos a desenvolver e a ter um grande País», disse.