Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-13 às 16h30

Movimento associativo português reforçado na Austrália

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visitou oficialmente a Oceânia entre os dias 3 e 14 de março
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visitou oficialmente a Oceânia entre os dias 3 e 14 de março
«Sentimos uma grande abertura das autoridades australianas para apoiarem financeiramente as instituições portuguesas em projetos de intervenção comunitária», afirmou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

O Secretário de Estado referia-se à visita oficial realizada à Oceânia, entre os dias 4 e 13 de março, às cidades de Sidney, Melbourne e Perth (Austrália), e de Auckland e Wellington (Nova Zelândia).

José Luís Carneiro presidiu à assinatura de um conjunto de protocolos entre os municípios australianos e as associações portuguesas, cuja meta é abrir as portas das autarquias locais, facilitando a cedência de espaços públicos e a divulgação de oportunidades de financiamento e de outras matérias de interesse para a comunidade portuguesa.

Qualificação das respostas aos emigrantes

Foi ainda formalizado um acordo com a associação de cariz social Comite de Assitenza Social Italiano, fundada pela comunidade italiana na Austrália, que é composta por mais de 800 mil cidadãos. 

Este instrumento de cooperação irá permitir que os cidadãos portugueses tenham acesso aos serviços daquela entidade, e que vão desde o apoio domiciliário, ao serviço clínico, a sessões sobre saúde e bem-estar, e até a capacitação para as novas tecnologias.

«Sentimos que houve um reforço e uma qualificação da resposta institucional aos portugueses que se encontram na Austrália, quer por parte das entidades com quem dialogamos, quer por parte do Governo português», disse ainda o Secretário da Estado.

Educação, Lusofonia e Igualdade

Nesta visita foram também criadas associações de portugueses na Austrália vocacionadas para as áreas da Educação, Lusofonia e Igualdade de Género, para além de uma rede de investigadores académicos na Austrália e Nova Zelândia. 

Foi criada, igualmente, uma plataforma de debate para a eventual constituição de uma associação de âmbito social na área de Sidney.

As principais novidades no ensino da língua portuguesa foram:

- A apresentação de um projeto-piloto de utilização da aplicação Português mais Perto na escola de línguas do estado de Victoria; 
- A inauguração de espaços de leitura em Português nas associações de Sydney, Melbourne e Perth; 
- A disponibilização de mais salas de aula para o ensino do Português em Fremantle (Perth); 
- A entrega de diplomas de Português a mais de 20 alunos; e
- A próxima adesão de empresas portuguesas ao programa «Empresa Promotora da Língua Portuguesa».

Contactos com as comunidades locais

José Luís Carneiro reuniu-se com os responsáveis governativos pelo multiculturalismo nos Estados de Nova Gales do Sul e Victoria, com a Governadora da Austrália Ocidental, e com os autarcas de Fremantle e Cockburn.

O Secretário de Estado reuniu-se também com o Presidente do Senado de Victoria para a organização de uma conferência sobre os desafios futuros que se colocam às cidades do ponto de vista arquitetónico, em Melbourne.

Do diálogo com os responsáveis pelo Museu das Migrações resultou a sua disponibilidade para acolherem manifestações culturais alusivas a Portugal e à história da emigração portuguesa para a Austrália.

José Luís Carneiro participou ainda:

- Na reunião regional da Ásia e Oceânia do Conselho das Comunidades com as conselheiras das comunidades eleitas pela Austrália, Sílvia Renda e Melissa da Silva; 
- No contacto com as comunidades portuguesas, através da visita a associações em Melbourne, Sidney e Perth;
- Na entrega de Medalhas de Mérito das Comunidades aos cidadãos Graciete Ferreira e José de Góis, e da Placa de Mérito das Comunidades ao Museu Etnográfico Português da Austrália.

O último ato presenciado pelo Secretário de Estado foi a permanência consular levada a cabo pelo Consulado Geral de Portugal em Sidney, na área de Perth. 

As permanências consulares proporcionam o atendimento aos cidadãos numa área mais próxima da sua residência, sendo esta deslocação a mais longínqua de toda a rede consular portuguesa, já que Perth e Sidney distam entre si 4 mil quilómetros.

José Luís Carneiro visitou a Oceânia acompanhado pelo Presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, pelo Embaixador de Portugal na Austrália, Paulo Cunha Alves, e pelo Cônsul Geral de Portugal em Sidney, Paulo Domingues.

Nesta visita oficial, o Secretário de Estado formalizou protocolos de cooperação com os municípios de Melbourne e de Inner West Council (Sidney), os primeiros desta natureza fora da União Europeia.