Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-18 às 10h30

Campanha «Mochila Leve» para sensibilizar escolas e famílias

A área de governação da Educação apresenta uma campanha cujo objetivo é reduzir o peso das mochilas que os alunos transportam diariamente, intitulada «Mochila Leve – Sugestões para levar às costas».

O Governo tem implementado algumas medidas que contribuem para a redução do peso das mochilas, de entre as quais se destacam:

• Impressão de livros mais leves e divididos em volumes;
• Disponibilização de licenças digitais gratuitas associadas aos manuais para a sua progressiva desmaterialização;
• Generalização do uso de cacifos nas escolas.

A campanha desafia agora «escolas e professores» e «alunos e encarregados de educação» a também fazerem o que está ao seu alcance, na certeza de que bastam, por vezes, mudanças de hábitos simples, rotinas facilmente alteráveis e atenção aos pormenores para se fazer a diferença.

«Mochila Leve – Sugestões para levar às costas» será divulgada em todas as plataformas e serviços da área de governação da Educação, em particular em https://manuaisescolares.pt/.

Esta plataforma, que disponibiliza gratuitamente manuais do 1.º ao 12.º anos, alcança 1,2 milhões de alunos e respetivas famílias.

A campanha chegará também a todas as escolas e entidades como associações de pais e de estudantes ou aos diretores, estando todos convocados para fazerem o que está ao seu alcance com vista a atingir esta meta.