Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-24 às 11h13

Ministros apresentam projetos de investigação nas áreas da inteligência artificial e da ciência de dados

Apresentação de projetos de investigação nas áreas da inteligência artificial e da ciência de dados para a Administração Pública, Lisboa, 24 outubro 2018
Apresentação de projetos de investigação nas áreas da inteligência artificial e da ciência de dados para a Administração Pública, Lisboa, 24 outubro 2018
A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participaram na apresentação dos projetos de investigação nas áreas da inteligência artificial e da ciência de dados na Administração Pública, pelas 10 horas, no Instituto Nacional de Estatística, em Lisboa.

Os projetos foram desenvolvidos no âmbito do eixo 5 (Investigação) da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030) que tem, como objetivo, aumentar e reforçar as competências digitais da população portuguesa e tem sido desenvolvido no contexto do Plano Nacional de Reformas.

Este projetos visam promover o conhecimento aliado à inovação e à modernização dos serviços públicos e o desenvolvimento da investigação científica, em prol da execução das políticas públicas para benefício dos cidadãos. São financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em 3,8 milhões de euros, e resultam da cooperação entre instituições científicas e entidades da Administração Pública.

Projetos

O projeto «Utilização de Inteligência Artificial para potencializar o Rastreio Teledermatológico» é desenvolvido pela Associação Fraunhofer Portugal Research, em parceria com a Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O projeto «Sistema Inteligente de Dados de Água», do Instituto Politécnico de Setúbal, tem a parceria da Câmara Municipal do Barreiro, da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja e da Infraquinta.

O projeto «Biomarcadores neuroimagiológicos para o Diagnóstico de doenças Neuropsiquiátricas, com recurso a Inteligência Artificial», da Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, tem como parceiros o Hospital Fernando da Fonseca, o Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, o Centro Hospitalar Lisboa Norte e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O projeto «Identificação e Previsão de Procura de Urgências Hospitalares», da Fundação Calouste Gulbenkian, tem a parceria Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E.

O projeto «Data2Help: Ciência de Dados para Otimização de Serviços de Emergência Médica», é da responsabilidade do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa e tem a parceria do Instituto Nacional de Emergência Médica.

O projeto «Deteção precoce de avarias de veículos de transporte público em ambiente operacional» é do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e tem o Metro do Porto como parceiro.

O projeto «Modelação e predição de acidentes de viação no distrito de Setúbal» é desenvolvido pela Universidade de Évora, em parceria com o Comando territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana.

O projeto «IPSTERS - Sistema de Reconhecimento Terrestre do IPSentinel», do Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, tem a parceria da Direção-Geral do Território.

O projeto «Modelação do fluxo de estudantes no sistema de ensino Português», desenvolvido pela Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, tem a parceria da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

O projeto «Compreender os determinantes do desempenho académico: evidências do sistema de ensino secundário Português», do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, tem como parceira a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

O projeto «iLU: Aprendizagem Avançada em Dados Urbanos com Contexto Situacional para Optimização da Mobilidade nas Cidades» é da responsabilidade do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa e tem como parceira a Câmara Municipal de Lisboa.

O projeto «EPISA—Entity and Property Inference for Semantic Archive», do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência tem a parceria da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

O projeto «Deteção de padrões de adição em jogo online» é desenvolvido pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação e tem a parceria do Turismo de Portugal, IP.

O projeto «ICDS4IM - Suporte Inteligente à Decisão Clinica em Medicina Intensiva», é desenvolvido pela Universidade do Minho e tem como parceiro o Centro Hospital do Porto.

O projeto «Prever o risco de complicações do tratamento cirúrgico e definir o prognóstico em pacientes com cancro através da integração de dados clínicos e patológicos» é desenvolvido pelo Instituto de Engenharia Mecânica em parceria com o Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil.