Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-25 às 18h00

Ministro do Ambiente visita Moçambique

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visita oficialmente Moçambique de 26 a 28 de fevereiro, tendo como tema central da agenda as alterações climáticas e os seus efeitos no ambiente e na gestão da água. 

No início de 2017, Portugal respondeu prontamente ao pedido de ajuda do governo de Moçambique, quando Maputo corria o risco de esgotar as suas reservas de água. O Fundo Ambiental apoiou financeiramente um conjunto de medidas para aumentar as disponibilidades de água, reduzir as perdas e sensibilizar a população a um uso mais racional deste recurso. 

A magnitude crescente dos efeitos das alterações climáticas coloca desafios cada vez mais complexos que afetam as populações, com maior impacto nas populações mais vulneráveis, a economia e o ambiente. 

Durante a visita, o Ministro do Ambiente reúne-se com os Ministros da Terra, do Ambiente e do Desenvolvimento Rural, Celso Correia, das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete.

O programa da visita inclui ainda a assinatura de protocolos de cooperação na área do ambiente e da gestão da água, visitas aos projetos de cooperação financiados pelo Fundo Ambiental e a realização de uma sessão pública no Centro Cultural Camões em que o Ministro João Pedro Matos Fernandes fará uma palestra sobre o tema da sustentabilidade.