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2017-12-13 às 19h02

Ministro da Educação sublinha importância do ensino profissional para a convergência europeia

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no encerramento do seminário «Os impactos do Fundo Social Europeu em Portugal», Lisboa, 13 dezembro 2017
«Há mais alunos no ensino profissional porque há um maior reconhecimento do seu valor, acolhe uma maior diversificação pedagógica, relaciona-se mais proximamente com o território em que se implanta, e favorece a natural progressão para estudos superiores», disse o Ministro, no encerramento do seminário «Os impactos do Fundo Social Europeu em Portugal», em Lisboa.

Tiago Brandão Rodrigues referiu que, neste ano letivo, frequentam o ensino profissional mais 11 mil alunos do que no ano letivo anterior, havendo um acréscimo de 260 turmas. 

«Cada um dos alunos da formação profissional sabe que conta com um sistema nacional de créditos baseado nas melhores práticas europeias, que tem um Passaporte Qualifica, que o atesta e torna legível para todos», acrescentou ainda o Ministro.

No mesmo sentido, Tiago Brandão Rodrigues referiu que «as escolas profissionais são certificadas por parâmetros elevados e o curso que os alunos frequentam corresponde a uma necessidade efetiva de hoje e de amanhã na região onde estudam e vivem».

Importância do Fundo Social Europeu

«O Fundo Social Europeu é a essência da convergência europeia como instrumento para melhorar o emprego e a qualificação dos europeus por excelência», realçou o Ministro.

Tiago Brandão Rodrigues reafirmou que «Portugal converge com a Europa quando o Programa Nacional de Reformas elege como seu primeiro eixo a melhoria da qualificação dos portugueses, independentemente da sua idade».

«Convergimos quando não deixámos cair a qualificação de adultos, antes a colocámos como pilar central do sistema de qualificações», acrescentou o Ministro, referindo o programa Qualifica.

E concluiu: «O financiamento do Fundo Social Europeu continuará a ser essencial para dar escala ao financiamento público do ensino profissional».