Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-10 às 15h04

Ministro da Educação destaca vertentes da escola pública

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que a escolha da Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses para assinalar o início do ano letivo foi simbólica e serve para realçar que a escola pública tem muitas vertentes.

«Quisemos demonstrar a força de ensino profissional, que é uma via de corpo inteiro. Por outro lado, estar numa escola de desenvolvimento rural, porque sabemos bem que o setor primário é muito importante para a nossa economia, mas também para o nosso sistema educativo e para o nosso ensino superior», disse.

Tiago Brandão Rodrigues destacou também a «aposta forte na inovação pedagógica», no âmbito da educação pré-escolar, no dia em que assinalou a abertura do ano letivo 2019/2020. «Estão todas as condições criadas para que possa ser um bom início de ano letivo», referiu.

«Temos este ano um número significativo de crianças e famílias que vão poder ter acesso. Mais 1400 [este ano] e, no total, mais 7500 famílias nesta legislatura que têm acesso à educação no pré-escolar», afirmou.

Tiago Brandão Rodrigues frisou também que há «quase um milhão de famílias que vão ter os manuais escolares gratuitos», algo que contribui para restituir rendimento às famílias. «Nunca como este ano tantas famílias tinham os livros na sua posse antes de iniciar o ano letivo», acrescentou, referindo que 70% dos vouchers já foram resgatados pelas famílias.

O Ministro destacou ainda o progressivo crescimento de assistentes operacionais nas escolas ao longo dos últimos anos, num total de 3500 desde 2016.