Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-06 às 18h43

Ministro da Defesa preside ao Juramento de Bandeira na Escola de Sargentos do Exército

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visita a Escola de Sargentos do Exército, Caldas da Rainha, 6 junho 2019
Vinte e sete militares prestaram Juramento de Bandeira na Escola de Sargentos do Exército, nas Caldas da Rainha, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho. 

O ato simbólico que encerrou a conclusão do primeiro curso de formação de sargentos em regime de voluntariado e de contrato, representa o «compromisso inabalável com a República, com as instituições e os princípios que ela representa», nas palavras de João Gomes Cravinho. 

O Ministro afirmou, dirigindo-se aos militares, ter a convicção de que «apesar da natureza distinta do vínculo que vos liga ao Exército, isso em nada faz diminuir a vossa dedicação à instituição e ao País». 

A Escola de Sargentos do Exército cumpre o «desígnio essencial de valorizar a juventude dos que aqui chegam e aliá-la à sabedoria da experiência que aqui ganham», e nas palavras de João Gomes Cravinho, seja no cumprimento das missões internacionais que Portugal assume, seja na vida diária das unidades, «os sargentos continuam a ser elementos impulsionadores de um País mais coeso e mais preparado para os novos desafios que enfrenta». 

À margem da cerimónia militar, o Ministro da Defesa explicou aos jornalistas que o Governo está a trabalhar em vários fatores com o objetivo de aumentar a atratividade das Forças Armadas, em concreto, no plano de profissionalização para «criar melhores condições para os três R: recrutamento, retenção e reinserção na vida civil», para os militares que, no final da carreira, deixam o Exército.

Além da cerimónia do Juramento de Bandeira, a visita de João Gomes Cravinho aconteceu «num dia de particular simbolismo», que assinalou o 38.º aniversário da Escola de Sargentos do Exército nas Caldas da Rainha, na qual o Ministro cumpriu serviço militar e lecionou inglês no 17.º curso de formação de sargentos.

Criada em 1981, após a extinção do Regimento de Infantaria 5, a Escola de Sargentos do Exército ministra cursos de formação de Sargentos com vista ao ingresso no quadro permanente e cursos de progressão na carreira e em 38 anos formou 12 550 sargentos.

Tags: exército
Áreas:
Defesa Nacional