Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-27 às 15h42

Ministro da Defesa Nacional visita militares portugueses na Lituânia

O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, visita entre 29 e 30 de julho as três Forças Nacionais Destacadas (FND) na Lituânia, que contribuem para o esforço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na promoção da segurança coletiva.

Integram este esforço português no quadro das Medidas de Tranquilização (Assurance Measures), pela primeira vez, uma companhia de fuzileiros com 140 militares sediados na cidade costeira de Klaipedia, com quem José Alberto Azeredo Lopes estará na tarde de 29 de julho.

No dia seguinte, o Ministro desloca-se até à Base Aérea de Siauliai, para visitar as duas Forças Nacionais Destacadas constituídas por militares da Força Aérea encarregues de operações distintas mas complementares: o Baltic Air Policing (BAP) com quatro aeronaves F-16, e as Medidas de Tranquilização (Assurance Measures) com um P-3CUP+.

A 30 de julho, Azeredo Lopes encontra-se com seu homólogo lituano, Raimundas Karoblis. Durante a reunião, os dois governantes farão um balanço da relação bilateral, trocarão impressões sobre o atual ambiente geoestratégico de segurança e defesa e passarão em revista a agenda comum no âmbito da Aliança Atlântica, nomeadamente os contributos de Portugal na região do Báltico.

A Força Aérea tem participado no policiamento dos céus do Báltico com vários destacamentos de F-16 (2007, 2014, 2016 e 2018) e a Marinha com as Fragatas "D. Francisco de Almeida" (2015 e 2017) e "Álvares Cabral" (2016), bem como com o Submarino "Tridente" (2016).

O Exército enviou para esta região uma Companhia de Reconhecimento (2015) e uma Bateria de Artilharia de Campanha (2016).

Nesta deslocação à Lituânia, o Ministro da Defesa Nacional será acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Rolo e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado.