Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-30 às 16h49

Ministro da Defesa Nacional visita Força Aérea

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, durante a visita à Força Aérea, 30 novembro 2018
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, concluiu o ciclo de deslocações aos três ramos das Forças Armadas, visitando a Força Aérea na Base Aérea do Montijo (BA6). A acompanhá-lo esteve o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General Teixeira Rolo e o Comandante da BA6, Coronel Luís Graça.

No Hangar de Manutenção da Esquadra 751 "Pumas", o Ministro conheceu de perto o Helicóptero EH-101 "MERLIN" e ouviu atentamente as explicações do Comandante da BA6 sobre as capacidades desta aeronave que participa em missões de diferentes âmbitos, nomeadamente Busca e Salvamento, Transporte Aéreo e Vigilância e Reconhecimento.

De seguida, o Ministro e a restante comitiva deslocaram-se até ao Hangar de Manutenção da Esquadra 502 "Elefantes", onde estava parqueada a aeronave C-295. A Esquadra 502 realiza missões de Transporte Aéreo-geral, Transporte Aéreo-tático, Apoio Logístico, Vigilância Marítima, Busca e Salvamento, Evacuações Aero-médicas, Lançamentos de Tropas Aerotransportadas, lançamento de carga aérea e Transporte de Altas Entidades.

Antes de terminar a visita, João Gomes Cravinho disse que a visita à Força Aérea é «gratificante», afirmando ainda que, no que diz respeito às várias missões que lhe estão atribuídas «têm-no feito de forma muito abnegada, com um grande sentimento de compromisso e os resultados são extraordinários».

Gomes Cravinho confessou ainda que, enquanto cidadão, não tinha noção de que Portugal tem «uma das melhores Forças Aéreas do Mundo - em termos de Busca e Salvamento». «Em 2016, foi reconhecida como a melhor do mundo e, portanto, creio que é algo que devíamos ter mais consciência e podemos todos ter muito orgulho nesta Força Aérea», considerou.

No final da visita, João Gomes Cravinho pôde ainda, assistir a uma demonstração mais prática das valências do Helicóptero EH-101 "MERLIN", com uma simulação de uma ação de Busca e Salvamento.