Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-28 às 17h52

Ministro da Defesa Nacional quer dignificar cemitérios com portugueses em Angola

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, com Ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto «Liberdade», Angola, 28 maio 2019
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, encontrou-se com o Ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto «Liberdade», durante a sua visita oficial a Angola.

Os governos português e angolano iniciaram contactos para criar condições dignas e que honrem os soldados portugueses que morreram em território angolano durante a guerra colonial e que, segundo João Gomes Cravinho, «não foram devidamente reconhecidos».

O Ministro disse também que Portugal quer assumir a sua responsabilidade no que diz respeito aos cemitérios, acrescentando que o objetivo «não é o de distinguir entre portugueses e angolanos» mas sim «honrar aqueles que morreram no cumprimento dos seus deveres».

«Temos aqui em Angola seguramente muitos soldados portugueses do período da guerra colonial e até de períodos mais antigos em que não foram devidamente reconhecidos», afirmou.

João Gomes Cravinho agradeceu ainda a abertura do Governo angolano «para acolher o interesse português em dignificar os cemitérios onde se encontram enterrados esses mortos».

«Vai agora começar esse trabalho e ao longo dos próximos tempos. Já em junho virá uma equipa da Liga dos Combatentes, para começar a fazer o levantamento e organizar um plano, e ao longo dos próximos anos iremos fazer esse trabalho de dignificação dos cemitérios explicou.

O Ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria angolano, por sua vez, referiu que este primeiro contacto entre os dois governos vai permitir que Angola receba a delegação portuguesa para iniciar a identificação das campas onde repousam os restos mortais de soldados portugueses tombados naquele país.

A visita do Ministro da Defesa português incluiu uma passagem pelo Cemitério do Alto das Cruzes, onde estão sepultados ainda soldados portugueses da Grande Guerra.

Relembrando que há muito anos que um Ministro português não visita os cemitérios militares em Angola, João Gomes Cravinho referiu que «transladar os restos mortais para locais com dignidade» é «uma ambição antiga».

«Pelo sentido de dever que temos para com os que tombaram vamos também requalificar os talhões, ossários e capelas dos cemitérios municipais de Alto das Cruzes e de Santana. Este é um momento histórico e da mais elementar justiça, para Portugal. Completámos processos semelhantes em Moçambique e na Guiné-Bissau entre 2005 e 2016», disse ainda.

Tags: Angola
Áreas:
Defesa Nacional