Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-20 às 20h34

Ministro da Defesa Nacional homenageia heróis moçambicanos

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na Praça dos Heróis Moçambicanos, Maputo, 20 fevereiro 2018
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, homenageou vários heróis moçambicanos no início do segundo dia da visita oficial a Moçambique. Depois de depositar uma coroa de flores no monumento erigido na Praça dos Heróis Moçambicanos, o Ministro colocou uma rosa junto aos mausoléus de figuras como Eduardo Mondlane, Samora Machel ou José Craveirinha.

Mais tarde, no Instituto Superior de Estudos de Defesa, onde visitou um dos principais centros de formação das Forças Armadas de Moçambique, Azeredo Lopes afirmou que «o Ministro da Defesa Nacional tem a obrigação de não aceitar uma missão que não salvaguarde, tanto quanto possível, o bem-estar e as condições operacionais em que vão estar envolvidos os militares».

Numa declaração sobre o tema da contribuição de Portugal para a paz e segurança internacionais, o Ministro acrescentou que esta salvaguarda «não é incompatível com a noção de que alguém que é militar está sujeito à contingência de poder perder a vida ou de poder ser ferido».

«Isto pode infelizmente acontecer e é isso que define, em parte muito relevante, aquilo a que chamamos a condição militar», acrescentou.

A 21 de fevereiro, no terceiro dia da visita, o Ministro da Defesa Nacional vai estar em Nampula, onde também esta presente a cooperação portuguesa no domínio da Defesa, para reunir com o Governador Provincial e discursar sobre as ameaças globais à paz e segurança na Academia Militar.