Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-13 às 20h47

Ministro da Defesa Nacional encontra-se com homóloga francesa

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, com Ministra das Forças Armadas de França, Paris, 13 abril 2019
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, foi recebido pela sua homóloga francesa, a Ministra das Forças Armadas, Florence Parly, em Paris.
Durante o encontro, ficou o compromisso de trabalhar em conjunto o sector das Indústrias de Defesa de ambos os países.

«Há um interesse mútuo em termos de colaboração» com «as nossas indústrias de Defesa. Estamos numa fase em que, por causa da Cooperação Estruturada Permanente da União Europeia e do futuro Fundo Europeu de Defesa» as indústrias «estão numa fase de reorganização e contamos ter uma ligação estreita entre as indústrias portuguesas e francesas para refletir sobre a forma como cada um está a trabalhar no âmbito desta reorganização».
 
As relações no quadro da União Europeia, da NATO, das Nações Unidas e a orientação comum sobre África foram outros temas que marcaram a agenda, em que ambos os países «sentem a necessidade de trazer outros parceiros europeus para as missões na República Centro-Africana e no Mali», sendo algo em que irão trabalhar em conjunto.
 
Os Ministros trocaram ainda impressões sobre os impactos do Brexit na Defesa e sobre a excelente cooperação recente entre a Fragata Corte Real e o porta-aviões Charles de Gaulle.
Tags: França
Áreas:
Defesa Nacional