Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-19 às 17h54

Ministro da Defesa Nacional assina novo programa de cooperação em Moçambique

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, recebeu honras militares no Estado-Maior-General das Forças Armadas, Maputo, Moçambique, 19 fevereiro 2018
Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, assinala protocolo de cooperação com o seu homólogo moçambicano para a participação conjunta de forças dos dois países signatários em missões humanitárias

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, desloca-se oficialmente a Moçambique numa visita de cinco dias com o objetivo de assinar o novo programa de cooperação neste setor.

No primeiro dia de visita a Maputo, capital do país, José Alberto Azeredo Lopes começou por receber honras militares no Estado-Maior-General das Forças Armadas, reunindo-se em seguida com o seu homólogo, Atanásio Salvador Mtumuke, para assinar o novo Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa (2018-2021).

No documento subscrito pelos dois Ministros destaca-se a novidade da intenção de criar condições para a participação conjunta de forças de Portugal e de Moçambique em missões de paz e humanitárias.

Depois de almoçar com os militares portugueses envolvidos atualmente em diversos projetos de cooperação, José Alberto Azeredo Lopes visitou o Comando da Marinha de Guerra onde, também na presença do seu homólogo, formalizou a oferta de 10 embarcações destinadas a patrulhas ribeirinhas, missões de busca e salvamento ou fiscalização marítima das pescas.

«Este gesto simbólico, de entrega de embarcações ao Estado de Moçambique, significa uma vantagem recíproca para os dois Estados. Porque, se Moçambique for mais seguro e cuidar cada vez melhor da sua Defesa, todos beneficiamos», sublinhou o Ministro.

Dia 20 de fevereiro, José Alberto Azeredo Lopes prestará homenagem aos militares mortos em combate, seguindo-se uma visita ao Instituto Superior de Estudos de Defesa, nos arredores de Maputo, onde proferirá uma palestra.