Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-19 às 19h11

Ministro da Agricultura otimista face à situação do setor para 2018

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou, à margem de uma reunião de com os seus homólogos da União Europeia, em Bruxelas, que «se a situação climática continuar nestes termos, poderemos vir a ter um ano agrícola normal». 

«A situação de seca alterou-se muito substancialmente porque tivemos, nos primeiros dias de março, uma pluviosidade anormal», disse o Ministro, referindo que « em 10 dias choveu tanto quanto em dois meses de março normais».

Capoulas Santos acrescentou que «neste momento, mais de 20 barragens já estão com mais de 80% da sua capacidade. Persistem alguns problemas no Sul, nas bacias do Sado e do Guadiana, mas, mesmo esses casos, devem estar hoje acima dos 50%, o que já permite o exercício de uma atividade agrícola quase normal».

Resolvido o problema da alimentação e do abeberamento dos animais 

«A precipitação caída não só resolveu o problema da alimentação animal, como também o problema de dar de beber aos animais, pois praticamente todas as charcas e reservatórios estão a transbordar, mesmo no Sul do País», afirmou também o Ministro.

Capoulas Santos realçou também que «a precipitação registada foi muito importante para as culturas permanentes, como a vinha, o olival e os pomares que, com esta chuva, viram carregada a quantidade adequada de humidade no solo».

«O pior que nos poderia acontecer agora era que a chuva continuasse de tal modo persistente que viesse causar dificuldades às culturas de primavera-verão que vão iniciar-se dentro de pouco tempo, como o tomate e as hortícolas», concluiu.