Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-26 às 17h28

Ministro da Administração Interna presente em exercício de Guardas europeias

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no exercício das forças de guarda europeia, Almada, 26 outubro 2018
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presenciou a demonstração final de um exercício de forças de guarda de nove países europeus, em Almada.

O exercício, no âmbito da Força Europeia de Gendarmaria (Guarda) decorreu desde dia 22 de outubro antigas instalações da Lisnave, em Almada, com o objetivo de aumentar a capacidade de gestão internacional de crises e de contribuir para o desenvolvimento de uma política comum de segurança na União Europeia.   

Na ação de treino, que envolveu 152 guardas, dos quais 47 portugueses, os militares tiveram que reagir a vários atos terroristas, como um atentado a uma alta entidade, manifestações violentas, desativação de uma bomba numa viatura e ao resgate de refugiados. 

O Ministro disse que «Portugal tem a honra e a responsabilidade este ano, através da GNR, de comandar esta estrutura, que tem elevado nível de prontidão, de qualificação para cenários de afirmação dos direitos fundamentais, de manutenção da ordem pública, de prevenção e combate a atos terroristas e tem-no demonstrado».

No dia 22, Eduardo Cabrita visitou os militares da GNR e os agentes do SEF em serviço de proteção de fronteiras da União Europeia na Grécia, tendo hoje destacado o seu «papel decisivo na garantia das fronteiras externas da União Europeia». 

«Esta semana sucedeu o salvamento de vidas de migrantes, de refugiados e aí notei também não só a capacidade profissional, como reconhecimento internacional da ação da GNR, que a todos nos deve orgulhar», acrescentou. 

O exercício Egex18, foi organizado pela GNR no âmbito da presidência portuguesa do Comité Interministerial de Alto Nível da Eurogendfor, a Força de Gendarmaria Europeia.