Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-09 às 16h15

Ministra do Mar preside a encontro para a programação estratégica logística comum transfronteiriça

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na assinatura do protocolo de colaboração entre as entidades dinamizadoras do projeto Janela Única Logística, Elvas, 9 abril 2018
Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na assinatura do protocolo de colaboração entre as entidades dinamizadoras do projeto Janela Única Logística, Elvas, 9 abril 2018
«A cooperação transfronteiriça é fundamental para o desenvolvimento do corredor atlântico na rede transeuropeia de transportes», afirmou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A Ministra acrescentou que este Corredor permite «ligar os portos do sul de Portugal à Península Ibérica, ao sudoeste europeu e ao resto da Europa, assumindo este encontro particular relevância».

Estas declarações foram feitas em Elvas, na assinatura das conclusões do encontro de logística transfronteiriça, com o Presidente do Governo Regional da Extremadura, Guillermo Fernández Vara e o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.

Janela Única Logística

Ana Paula Vitorino presidiu ainda à assinatura do Protocolo de Colaboração entre as entidades dinamizadoras do projeto Janela Única Logística, em Elvas. Este Projeto tem como objetivo criar uma nova versão do modelo de referência nacional dos sistemas de gestão portuária, criando uma nova geração de software que será alargada a todos os meios de transporte e operações logísticas.

O Programa do Governo prevê a implementação da Janela Única Logística enquanto projeto estratégico e transversal da estratégia para o aumento da competitividade da rede de portos comerciais do continente – horizonte 2026. 
 
Integram este protocolo a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a Administração do Porto de Lisboa, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e as entidades responsáveis pela dinamização da Plataforma Logística de Elvas, nomeadamente a Câmara Municipal de Elvas e a Trânsitos de Extremadura (Transitex).
Áreas:
Mar