Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-17 às 19h45

Ministra do Mar apresenta iniciativa destinada à inovação digital e automação nos portos

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na apresentação da primeira edição do Bluetech Accelerator, destinada à inovação digital e automação nos Portos e Transporte Marítimo, 17 julho 2018
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou a primeira edição do Bluetech Accelerator, destinada à inovação digital e automação nos Portos e Transporte Marítimo (Ports & Shipping 4.0) e inserida no Ocean Portugal Startup Program.

A iniciativa faz parte do Programa Ocean Portugal, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Mar e pela FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

O Bluetech Accelerator surge depois de, a 23 de novembro de 2017, a Ministra e o Presidente da FLAD, Vasco Rato, terem assinado um memorando de entendimento que deu origem ao Programa Ocean Portugal, que visa desenvolver um conjunto de ações para a promoção do crescimento da Economia Azul. Uma dessas iniciativas é, precisamente, o Ocean Startup Portugal Program, cujo foco está no apoio ao desenvolvimento da inovação azul e empreendedorismo.

Dentro do Ocean Startup Portugal Program, foi agora lançada a primeira edição do Bluetech Accelerator, com foco nos Portos, Transporte Marítimo e Digitalização da Logística Marítima, identificando e apoiando as startups mais promissoras do setor na busca de soluções inovadoras para uma indústria marítimo-portuária que enfrenta hoje desafios enormes como a sobrecapacidade, a segurança energética, os desenvolvimentos da inteligência artificial e da automação ou a necessidade de mudança no paradigma energético – desafios que deverão ser respondidos com as melhores e mais inovadoras práticas da Indústria 4.0.

Nesta primeira edição do Bluetech Accelerator serão então selecionados parceiros com soluções inovadoras no âmbito do 4.0 marítimo-portuário e que respondam às grandes tendências disruptivas que fazem cada vez mais parte do setor, como são os casos do Blockchain, Inteligência Artificial, Smart Shipping, Big Data, Automação dos Portos, Navios Autónomos ou Drones.