Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-17 às 14h06

Ministra da Saúde elogia projeto que ajuda a diluir estigma da doença mental

A Ministra da Saúde, Marta Temido, elogiou o projeto social e cultural Manicómio por permitir a aproximação com o público de artistas com doenças mentais, potenciando a diluição do estigma social.
 
Em Lisboa, no primeiro espaço de criação de Arte Bruta em Portugal, Marta Temido elogiou a força de vontade e capacidade criativa dos responsáveis, sublinhando que é um projeto «que interessa seguir e ajudar a desenvolver».
 
«O mais interessante foi falar com os artistas – os que vivem com doença mental e com uma capacidade artística muito interessante – e ver a forma como trabalham e como transmitem o que os inquieta e as suas emoções para os seus trabalhos», acrescentou.
 
O projeto Manicómio foi fundado pela associação P28 e dinamiza o pavilhão 31 no Hospital Psiquiátrico de Lisboa. Recentemente, a associação foi agraciada com a distinção de mérito por serviços únicos e exemplares prestados ao Serviço Nacional de Saúde e ao País, no âmbito da promoção e prevenção da doença.
 
Contando com o apoio do Turismo de Portugal, instituições de saúde, juntas de freguesias de Lisboa e câmara municipal, surge num momento em que um quinto da população portuguesa sofre de doenças mentais, segundo o relatório Health at a Glance 2018, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Áreas:
Cultura, Saúde