Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-09 às 17h34

Ministra da Justiça inaugura pavilhão no Estabelecimento Prisional de Leiria para jovens

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na cerimónia de Inauguração do Pavilhão Infante Santo no Estabelecimento Prisional de Leiria, 9 outubro 2018
A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, presidiu à cerimónia de Inauguração do Pavilhão Infante Santo no Estabelecimento Prisional de Leiria (Jovens) e à assinatura do Protocolo entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e o Município de Leiria para a integração dos reclusos em regime aberto no mercado de trabalho.

Dirigindo-se aos jovens que a receberam com um momento musical, no âmbito do projeto «Ópera na prisão» desenvolvido em parceria com a Sociedade Artística e Musical dos Pousos, a Ministra da Justiça disse: «Não me interessa o vosso passado, preocupa-me o vosso futuro», sublinhando a importância de iniciativas que permitam a integração dos jovens no mercado de trabalho e a opção por uma vida digna diferente da que os levou ao cumprimento de uma pena de prisão.

O pavilhão agora requalificado tem capacidade para 42 reclusos, espaços celulares dotados de sanitários, balneário, um gabinete de atendimento, uma lavandaria, uma sala de formação profissional, copa e refeitório. Nos terrenos adjacentes, foi construído um pátio de recreio, mediante a implantação duma vedação metálica.

A reabilitação contou também com a instalação de novos vãos de janelas em perfis de alumínio lacados dispondo de vidro duplo, novas portas de cela duplamente chapeadas, novos revestimentos dos pavimentos, execução de novas instalações de redes de águas, de esgotos, de eletricidade e de segurança.

Esta obra permite melhorar as condições de habitabilidade da população reclusa e de trabalho de quem aí exerce funções.

O protocolo assinado entre a DGRSP e a Câmara de Leiria prevê a realização, por parte dos reclusos em regime aberto do Estabelecimento Prisional de Leiria (Jovens), de tarefas de apoio logístico, de limpeza e de manutenção de instalações, remunerando-os pelo trabalho e capacitando-os profissionalmente para a empregabilidade aquando do seu retorno à vida ativa.

Na cerimónia foram ainda homenageados trabalhadores já aposentados aquém foi reconhecida a dedicação e os serviços prestados, a propósito do dia da DGRSP, que se assinala a 1 de outubro.


Áreas:
Justiça