O Mês da Inovação na Administração Pública decorreu ao longo de julho, com o objetivo de dar visibilidade aos inovadores da Administração Pública e às suas realizações e, assim, incentivar a adoção de boas práticas.
Durante este período celebrou-se o primeiro aniversário do lançamento do Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP), uma iniciativa destinada a encorajar a inovação nos processos de funcionamento da Administração Pública, tendo sido atribuídos prémios aos melhores projetos em cada uma das categorias.
Entre as iniciativas do mês organizado pelo INA destaca-se a apresentação do Centro de Desenvolvimento de Liderança, um programa agregador de ações para o desenvolvimento de competências de liderança na Administração Pública.
Merece também referência a transmissão de experiências de inovação através do Ciclo de Inovadores na Administração Pública, conferência na qual os promotores de práticas de inovação apresentaram a forma como o fizeram, e as Conferências Abertas à Inovação, que visaram a partilha de experiências e visões pessoais sobre a inovação.
Refira-se ainda a realização de um Debate sobre Inovação e Futuro dos Serviços Públicos Locais, acerca dos principais desafios que as autarquias enfrentam para melhor servir as populações.
Durante o Mês foram assinados três protocolos para inovação com o Alto Comissariado para as Migrações, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça.
Participaram nas iniciativas 1 044 pessoas, tendo algumas dessas sessões sido presididas pelo Ministro das Finanças, Mário Centeno, e pela Secretária de Estado da Administração e Emprego Público, Fátima Fonseca.