Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-17 às 12h57

Marinha portuguesa participa em grande exercício naval com França, Itália e Espanha

Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, no exercício Contex-Phibex, Lisboa, 17 junho 2019
A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, presidiu ao exercício naval Contex-Phibex, organizado pela Marinha portuguesa, e no qual participam as marinhas de França, de Itália e de Espanha.

O exercício realiza-se no âmbito da Euromarfor, uma força marítima europeia criada em Lisboa em 1995 e que tem como objetivo desenvolver operações navais, aéreas e anfíbias.

A Euromarfor é comandada pela fragata Corte-Real e que, conforme referiu a Secretária de Estado durante a sua intervenção, consiste «num navio de primeira linha» e que tem «um comandante e uma guarnição altamente motivada». 

«Estou certa de que o desempenho será notável e terá a mesma dedicação e entusiasmo daqueles que vos precederam neste exercício que dignifica o nome da Marinha e de Portugal, onde quer que estejam», disse ainda.

O Contex-Phibex é o maior exercício da Marinha portuguesa deste ano e tem como objetivo melhorar a prontidão, competências e capacidades deste ramo das Forças Armadas, bem como manter os níveis de interoperabilidade entre as Marinhas dos diferentes países. 

Após este exercício a Euromarfor partirá para Marrocos, onde irá cooperar e treinar com a Marinha Real Marroquina, no âmbito da segurança marítima comum.