Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-01 às 14h56

Mar paga os primeiros apoios à paragem da pesca da sardinha

A área de governação do Mar liquidou os primeiros apoios para os armadores e pescadores pela paragem temporária da pesca de sardinha durante o mês de dezembro.

A interdição da pesca à sardinha vai prolongar-se até final de abril e visa contribuir para uma mais rápida recuperação do stock ibérico desta espécie, tão importante e tradicional.

Nesta primeira fase foram pagas através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas os primeiros apoios previstos aos operadores que concluíram as suas candidaturas ainda durante o mês de dezembro, sendo beneficiários os armadores de 23 embarcações da pesca do cerco e um total de 86 pescadores, com um valor global de 267 mil euros. Diversos pescadores optaram por receber, em alternativa, o subsídio de desemprego.

As restantes candidaturas, envolvendo até agora um conjunto de mais 77 embarcações e 776 pescadores, deverão ter um valor global de novos apoios no montante de 1860 mil euros, com financiamento pelo Programa Mar 2020, estando a ser reunidas todas as condições para que os primeiros pagamentos possam vir a ser liquidados no final de fevereiro, desde que os beneficiários submetam, atempadamente, os respetivos pedidos de pagamento.

Deste modo os serviços sob tutela da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, em colaboração com as associações e organizações de produtores, asseguram o cumprimento dos prazos previstos na portaria de regulamentação, não havendo lugar a atrasos no pagamento desta medida aos seus beneficiários.
Tags: mar, pesca
Áreas:
Mar