Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-24 às 15h51

Maioria das pensões vai aumentar acima da inflação em 2020

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, Lisboa, 7 junho 2018
O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, afirmou que a maioria das pensões terá um aumento acima da inflação no próximo, ano devido ao Instituto Nacional de Estatística (INE) ter revisto em alta o crescimento económico, entre 2017 e 2018.

«Não conhecemos ainda qual será o valor da inflação, nem a dimensão dessa subida, mas o que é já seguro - com os dados que conhecemos - é que teremos um crescimento médio em dois anos superior a 2%, portanto teremos uma atualização das pensões, a maioria delas, acima da inflação», disse o Ministro, no final da cerimónia dos 40 anos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Lisboa.

José António Vieira da Silva referiu a fórmula de cálculo prevista na lei que estabelece que o aumento das pensões depende da evolução da inflação e do crescimento económico.

«Aquilo que o crescimento económico de 2018, que foi revisto em alta, vem garantir é que, com o que já conhecemos dos dados de 2019», a fórmula de cálculo das pensões - que tem a ver com a média de dois anos - «será seguramente superior a 2%», disse o Ministro.

Recorde-se que o INE melhorou, em três décimas, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, de 2,1% para 2,4%, tendo também melhorado, em sete décimas, a evolução da economia em 2017.

Já o crescimento do PIB, em 2017, situou-se em 3,5% em volume, sendo de destacar o elevado crescimento do Investimento (11,9%), o que constitui uma revisão em alta de sete décimas face aos anteriores 2,8% apontados para o crescimento da economia naquele ano.