Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-04 às 19h14

Madeira vai alargar sistema de vigilância e controlo costeiro

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, durante a visita à Madeira, 4 setembro 2018
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que a Madeira vai alargar o sistema de vigilância e controlo costeiro num investimento que tem um custo previsto de 1,5 milhões de euros.
 
No Caniçal, durante a visita à Madeira, Eduardo Cabrita referiu que o equipamento das quatro unidades que o arquipélago vai ter «é fundamental para a prevenção da segurança, do controlo de fronteiras externas da União, controlo aduaneiro, controlo de imigração ilegal e deteção de embarcações em dificuldades».
 
O Governo pretende «instalar quatro unidades que permitam verificar todas as embarcações entre o extremo da ilha da Madeira e Porto Santo», acrescentou Eduardo Cabrita, dizendo que o Posto de Observação Móvel do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Guarda Nacional Republicana na freguesia do Caniçal passará a ter uma natureza fixa.
 
A unidade do Caniçal, tal como as do Funchal, Calheta e Porto Santo, ficará «ligada à rede nacional de controlo costeiro».
 
Eduardo Cabrita disse ainda que o Governo vai começar a programar o alargamento aos Açores numa próxima fase, uma vez que o arquipélago ainda não é coberto por este sistema europeu de controlo costeiro.
 
Elogios ao Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR
 
O Ministro da Administração Interna destacou ainda a importância do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, uma unidade especializada na busca e salvamento que atua nas zonas montanhosas, nomeadamente nas levadas (cursos de água da Madeira), e está preparada para intervenção no continente, em incêndios florestais.
 
«O País fez um grande esforço este ano, respondendo a necessidades de prioridade na área da proteção e socorro, passou em seis meses de 500 para cerca de 1050 efetivos no GIPS», referiu, acrescentando que a unidade em causa na Madeira é composta por onze elementos e está instalado no concelho do Machico.
 
O Ministro participou também na sessão comemorativa dos 140 anos do Comando Regional da Madeira da PSP, visitou o comando territorial da GNR, o posto fiscal da Zona Franca e o Núcleo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da mesma força e o Serviço Regional de Proteção Civil.