Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-12-11 às 13h23

Lisboa recebe segunda conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, vão estar presentes na segunda conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais.

No Centro de Congressos de Lisboa, a partir das 9h00 de 12 de dezembro, estarão em debate questões como a relevância do digital para a inclusão e justiça social, o desenvolvimento das competências digitais nas escolas portuguesas, a rede integrada de serviços públicos de comunicações, entre outros temas consonantes com os eixos que compõem o Programa INCoDe.2030 (Iniciativa Nacional em Competências Digitais): inclusão, educação, qualificação, especialização e investigação.

Em comunicado, o gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destacou quatro temas particulares:

1. Financiamento de 23 milhões euros para 2019-2021, libertado no âmbito da reprogramação do PT2020 e a ser financiado via o POISE (Programa Operacional Inclusão);

2. Lançamento da "Estratégia Nacional de Inteligência artificial", coordenada pelo Professor Alípio Jorge (Universidade do Porto), no âmbito do INCoDe.2030;

3. Lançamento de "Redes regionais de qualificação e especialização digital", no âmbito do INCoDe.2030, com Politécnicos e incluindo os programas anunciados em Leiria com o apoio do IEFP;

4. Estabelecimento de uma "comissão Internacional de acompanhamento de alto nível", que passará a acompanhar anualmente o INCoDe.2030, incluindo 3 peritos europeus (Lauren Crouzet, Donatella Castelli e Nora MacGregor).

A Iniciativa Portugal INCoDe.2030 pretende mobilizar os portugueses para construírem uma sociedade mais justa e mais atenta à crescente mudança tecnológica, fomentando mais inclusão no acesso ao conhecimento e na participação em redes de colaboração científica e tecnológica.

A Iniciativa Portugal INCoDe.2030 tem também como objetivo alcançar maior visibilidade internacional, contribuindo para a abertura de novos mercados e atraindo novos talentos nestas áreas para Portugal.

Em anexo, pode consultar o Programa da 2ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais, bem como as respetivas biografias dos membros da comissão internacional de acompanhamento de alto nível.