Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-24 às 16h44

Linhas de crédito do programa Capitalizar com 80% da verba para 2017 já atribuída

Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral

O Ministro da Economia, Caldeira Cabral, afirmou que já foram atribuídos às empresas mais de 80% dos 1600 milhões de euros disponibilizados através das linhas de crédito do programa Capitalizar em 2017.

«As linhas Capitalizar estão praticamente esgotadas», disse o Ministro, na abertura do Fórum Financeiro de Lisboa, acrescentando que, dos 1600 milhões de euros disponibilizados em 2017, «há já mais de 1350 milhões de euros atribuídos a empresas».

Manuel Caldeira Cabral sublinhou que estes empréstimos são fundamentais para ajudar as empresas a investir, lembrando que o investimento de empresas privadas está a aumentar 15% em 2017.

«Está previsto no Orçamento do Estado para 2018 um reforço destes apoios para 2600 milhões de euros em linhas de financiamento a empresas, com 600 milhões de euros destinados diretamente a empresas exportadoras», disse ainda o Ministro.

Linhas de crédito Capitalizar

O programa Capitalizar tem cinco linhas de crédito: micro e pequenas empresas, fundo de maneio, fundo de tesouraria, investimento geral e investimentos projetos 2020.

As linhas Capitalizar têm como meta financiar a tesouraria e o investimento de empresas. As PME recorrem às cinco linhas de crédito Capitalizar através dos bancos comerciais.

O crédito às empresas através deste Programa permite-lhes aceder a crédito com condições mais vantajosas face às que a banca concede. As empresas podem financiar-se entre 25 mil euros e dois milhões de euros, e com prazos entre três e 10 anos.