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2019-07-09 às 17h16

Linha Brexit já respondeu a dúvidas de 25 mil portugueses do Reino Unido


A Linha Brexit, o centro de atendimento consular para o Reino Unido, atendeu mais 15 mil portugueses telefonicamente e mais 9 300 através de correio eletrónico, desde a sua criação, em abril, no quadro do Plano de Contingência para a saída do Reino Unido da União Europeia.

Os Secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, visitaram o Centro de Atendimento Consular em Lisboa, onde está em funcionamento a Linha Brexit.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, referiu que 69 mil portugueses pediram já o estatuto de residentes no Reino Unido, tendo-lhes sido concedido. 

Isto «significa que cerca de um terço dos portugueses registados nos Consulados de Londres e de Manchester já obteve aquilo que é mais importante para a salvaguarda dos seus direitos futuros: o estatuto de residente no Reino Unido», sublinhou José Luís Carneiro.

O Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, referiu que a Linha Brexit se revelou essencial para responder às dúvidas da comunidade portuguesa relacionadas com a saída do Reino Unido da União Europeia. 

Modernização dos serviços consulares

Além do centro de atendimento consular para o Reino Unido (com dez operadores e uma supervisora, todos multilingues), funciona no mesmo local o centro para Espanha (com quatro operadores e um supervisor, também multilingues) que, desde a abertura em abril de 2018 atendeu mais de 38 000 telefonemas e respondeu a mais de 6 000 emails. 

Cerca de 50% dos contactos são feitos por cidadãos que querem fazer agendamentos de atos consulares e a outra metade pretende informações sobre a renovação do cartão de cidadão e a renovação do passaporte. 

Os centros de atendimento consular enquadram-se no «esforço mais global de modernização dos serviços consulares e da Administração Pública portuguesa», dando corpo ao objetivo de criar «um sentimento de igualdade entre quem está fora e está dentro do País», disse José Luís Carneiro. 

«Tem sido empreendido um conjunto de esforços no sentido de garantir essa igualdade, a começar pela digitalização dos serviços consulares», cuja medida mais emblemática é a do ato único de inscrição consular, que assenta na transferência de todas as bases de dados e arquivos dispersos pelos 117 postos consulares de carreira no mundo para uma base de dados centralizada.