Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-15 às 20h02

Língua portuguesa «tem um futuro promissor»

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, afirmou que a língua portuguesa «tem um futuro promissor» e que o Governo vai manter uma aposta contínua na sua expansão.

Em Viana do Castelo, no II Encontro de Investidores da Diáspora, a Secretária de Estado referiu que a língua portuguesa «está de boa saúde», é um ativo económico facilitador de negócios e representa atualmente um peso de 17% no Produto Interno Bruto.

«O Governo tem apostado continuamente na expansão da língua, designadamente na vertente do ensino para os estrangeiros», acrescentou.

Teresa Ribeiro sublinhou que o português está presente em cinco continentes e é falado por 260 milhões de pessoas, registando «uma importância crescente enquanto língua do mundo».

«É um ativo económico, que permite uma afirmação fácil quando queremos fazer negócios no mundo que fala português», disse.

A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, também esteve presente no Encontro de Investidores da Diáspora e destacou que em 2030 serão 350 milhões de pessoas a falar português.

Maria Fernanda Rollo destacou também a necessidade de reforçar a aposta na investigação, na formação e na inovação, uma vez que «cerca de 60% das profissões atuais tenderão a desaparecer» e as que as vão substituir «requererão mais competências».