Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-08-01 às 15h15

Lei da Programação está a ser implementada em «velocidade de cruzeiro»

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, afirmou que a Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança está a ser implementada «em plena velocidade de cruzeiro».

Durante a assinatura do contrato interadministrativo para a reabilitação do quartel da GNR, em Mondim de Basto, Isabel Oneto relembrou que, por todo o País, «estão em obra ou vão ser intervencionados 80 imóveis afetos às forças de segurança, GNR ou PSP».

Com uma execução orçamental na ordem dos 62,5%, a Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança prevê um investimento global de 450 milhões de euros para viaturas, armamento, equipamento informático, de proteção individual e infraestruturas.

Isabel Oneto destacou também a importância da colaboração com os municípios que ficam responsáveis pelos lançamentos dos concursos público das empreitadas.

A Secretária de Estado visitou, pela primeira vez, o quartel da GNR de Mondim de Basto em junho de 2017. A reabilitação desta quartel, inaugurado em 1994, é uma reivindicação de Mondim de Basto e representa um investimento de 300 mil euros.

O presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, referiu que este quartel «apresenta sinais evidentes e degradação e, por esse motivo, é preciso uma intervenção que garanta o mínimo de conforto às pessoas que trabalham lá e aos utentes, à população em geral».

O atual posto da GNR de Mondim de Basto tem um efetivo de 22 militares e seis guardas do núcleo de proteção do ambiente. Só no distrito de Vila Real existem 25 edifícios desta força de segurança. Recentemente foram anunciadas obras para os postos de Alijó, Murça e Sabrosa.