Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-07 às 22h19

Jorge Seguro Sanches é o novo Inspetor-Geral da Defesa Nacional

Jorge Seguro Sanches é o novo Inspetor-Geral da Defesa Nacional. A cerimónia de posse decorreu em Lisboa e foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

Na sua intervenção, João Gomes Craivnho destacou a importância das Inspeções-Gerais por se tratarem de «um instrumento vital para a boa gestão da nossa Administração Publica», não só pelo «caráter preventivo e pedagógico da sua ação», como também «pela capacidade de gerar conhecimento sistémico das organizações». 
 
O Ministro relembrou que o objetivo central da Inspeção-Geral da Defesa Nacional (IGDN) é criar «condições para o progresso contínuo, através do diálogo e da colaboração ativa com as Forças Armadas e as demais entidades da Defesa Nacional».

«Muito para além de identificar erros, omissões ou falhas - algo que, no entanto, constitui também uma sua obrigação - a IGDN concentra-se sobretudo em apontar soluções e disseminar experiências positivas», disse João Gomes Cravinho, acrescentando que este órgão serve, em simultâneo, como «propulsionador e divulgador de boas práticas e promotor da melhoria contínua do serviço que prestamos a todos os que dependem da nossa ação».

Para o Ministro esta nomeação - feita através de concurso público desenvolvido pela CRESAP - atinge «o objetivo de maior estabilidade na instituição» e que tem sido um esforço sistemático desta área governativa da Defesa «evoluir da precariedade de nomeações em regime de substituição para a estabilidade que resulta da designação definitiva através de concurso público». 
 
Referindo-se ao empossado Jorge Seguro Sanches, o João Gomes Cravinho destacou a «competência que o seu currículo profissional atesta, sendo de destacar como muito relevantes as funções que ao longo dos anos assumiu como inspetor e em serviços de auditoria e que este concurso público veio confirmar».

O Minstro agradeceu ainda ao anterior Inspetor-Geral, General Esperança da Silva, «a dedicação e as respostas que soube mobilizar por parte da sua equipa, por vezes em assuntos de grande complexidade e delicadeza», ao longo dos dois anos de mandato. 
 
Jorge Seguro Sanches é licenciado em Direito e pós-graduado em Relações Internacionais e em Direito da Energia. Ocupou o cargo de Secretário de Estado de Energia entre 2015 e 2018.