Saltar para conteúdo

Notícias

2019-01-31 às 21h43

João Gomes Cravinho participou na reunião informal de Ministros da Defesa da União Europeia

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, na reunião informal de Ministros da Defesa da União Europeia, Bucareste, 30 janeiro 2019
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou na reunião informal de Ministros da Defesa da União Europeia (UE), que decorreu em Bucareste, por ocasião da presidência europeia da Roménia.

A reunião informal de Bucareste arrancou com um jantar de trabalho dedicado ao tema Mulheres, Paz e Segurança, no qual estiveram presentes o Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, e o Subsecretário-Geral das Nações Unidas para as Operações de Manutenção de Paz, Jean-Pierre Lacroix, que atualizaram os participantes relativamente às atividades das suas organizações no quadro da agenda Women Peace and Security, seguida de uma troca de impressões sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pelos Estados-Membros e formas de cooperação futura nesta matéria. 

Foi também discutido o caminho futuro da Defesa Europeia e os Ministros refletiram sobre o estado de implementação da Estratégia Global da UE nas áreas da segurança e defesa, incluindo alguns conceitos como autonomia estratégica. 

Os mais de 30 projetos da Cooperação Estruturada Permanente, o fundo europeu de defesa, as novas tendências no domínio da inovação tecnológica para as Forças Armadas e a Operação Sophia marcaram os trabalhos do segundo dia de reunião.

Antes da reunião informal, João Gomes Cravinho esteve com o Subsecretário-Geral das Nações Unidas para as Operações de Manutenção de Paz com a MINUSCA na agenda. 

Durante o segundo dia de trabalhos, reuniu-se com a homóloga italiana, Elisabetta Trenta, com quem trocou impressões sobre a Operação Sophia e os desafios no âmbito da NATO, e com o Ministro da Roménia para os Assuntos Europeus, George Ciamba, numa discussão sobre segurança regional e relações bilaterais.