Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-26 às 18h25

IVA Automático totalmente implementado no primeiro semestre de 2019

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, na apresentação da medida IVA Automático, Braga, 26 novembro 2018
O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, afirmou que o IVA Automático vai ficar totalmente implementado «ainda no primeiro semestre de 2019».
 
Em Braga, durante uma visita à direção de Finanças local, o Secretário de Estado apresentou a medida que pretende «fomentar o cumprimento voluntário através de processos simples e inovadores».
 
A implementação do IVA Automático vai ser faseada, começando por focar-se inicialmente num universo de sujeitos passivos com situações fiscais mais simples, nomeadamente em regime normal de periodicidade trimestral, sem contabilidade organizada, e que só tenham emitido faturas ou faturas-recibo no Portal das Finanças no período de IVA em causa.
 
A segunda fase será implementada em 2019, alargando o universo de sujeitos passivos, e incluindo nos campos pré-preenchidos o IVA dedutível. Numa terceira fase, será realizada uma automatização de procedimentos para facilitar ainda mais a tarefa do contribuinte.
 
«A implementação desta fase encontra-se em avaliação», refere o documento apresentado pelo Secretário de Estado.
 
No final da terceira fase, será feita uma avaliação e definição de objetivos adicionais, à semelhança do que já ocorreu com a implementação do IRS Automático.
Áreas:
Finanças