Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-08-31 às 13h01

Investimento, exportações e emprego continuam a impulsionar o crescimento da economia

O Instituto Nacional de Estatística confirmou o crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2018, por comparação com o período homólogo, e de 0,5% face ao trimestre anterior.

«É de salientar a forte dinâmica de investimento (6,4% em termos homólogos), com especial destaque para o aumento de 10,2% do investimento em outras máquinas e equipamentos», referiu o gabinete do Ministro das Finanças em comunicado, acrescentando que «o crescimento das exportações de bens e serviços também acelera para 6,8%»

Os dados mostram ainda que se manteve «uma forte dinâmica na criação de emprego (aumento de 2,1% do emprego total e de 2,9% do emprego remunerado, corrigidos de sazonalidade) e na redução do desemprego (queda de 2,1 p.p., menos 110 mil desempregados)».

O crescimento da economia ocorre num contexto de maior equilíbrio das contas externas (o saldo externo de bens e serviços manteve um excedente nominal de 0,4% do PIB) e de gestão criteriosa das contas públicas (o consumo público regista uma variação homóloga de 0,4%).

O crescimento do PIB foi ligeiramente superior ao europeu e à zona euro (2,2% em termos homólogos), permitindo a Portugal prosseguir a tendência de convergência com a União Europeia.

«Este é o décimo sétimo trimestre consecutivo de crescimento da economia portuguesa, num quadro de maior equilíbrio macroeconómico interno e externo e de consolidação fiscal. Este cenário é o melhor garante de resiliência da economia portuguesa face às exigências macroeconómicas e de provisão sustentável de serviços públicos», sublinha o comunicado.