Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-18 às 16h32

Investimento é peça central na estratégia do Programa de Estabilidade

Primeiro-Ministro, António Costa, no debate quinzenal sobre políticas económicas e sociais, Assembleia da República, 18 abril 2017 (Foto: Manuel Almeida/Lusa)
«O investimento constitui uma peça central na estratégia orçamental deste Programa de Estabilidade», afirmou o Primeiro-Ministro, António Costa, no debate quinzenal subordinado ao tema políticas económicas e sociais, na Assembleia da República. Recorde-se que o Governo entregou o Programa de Estabilidade ao Parlamento no dia 12 de abril.
 
«Entre 2018 e 2022, o investimento público manterá uma dinâmica de crescimento muito significativa», acrescentou o Primeiro-Ministro, referindo que, «no total, serão mais de sete mil milhões de euros investidos» em obras públicas.

A construção de cinco novos hospitais, a intervenção estrutural em mais de 200 escolas, a execução dos corredores ferroviários Norte e Sul, o Plano Nacional de Regadios e o Plano de Investimento Portuário são alguns dos exemplos das obras públicas a realizar.

O Primeiro-Ministro destacou que este programa «dá continuidade à estratégia económica e orçamental iniciada em 2016, visando um País com mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade», acrescentando que esta política «tem produzido bons resultados e por isso merece ser continuada».
 
Preparar o País para o futuro

«No Programa de Estabilidade são revistas as previsões de défice para os 2018 e 2019 porque o desempenho económico e financeiro alcançado em 2017 [a meta do défice para 2017 foi revista, dos 1,1% previstos no Orçamento do Estado, para 0,7%] nos deixa num novo ponto de partida», permitindo que «o esforço em 2018 e 2019 seja suavizado», afirmou ainda o Primeiro-Ministro.

«Este bom momento não nos desvia, contudo, do essencial», sublinhou António Costa, referindo que a prioridade é «preparar o País para o futuro, através de políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades, a coesão do território e a competitividade da economia».

O Primeiro-Ministro realçou ainda que «a credibilidade da trajetória de redução da dívida é crucial para garantir a sustentabilidade do financiamento da economia, das famílias e das empresas, bem como dos serviços públicos».

António Costa anunciou também  que o Governo vai apresentar, na próxima semana – em que se celebra o 25 de Abril - um conjunto de medidas que concretizam o objetivo de «assegurar habitação acessível e digna a todos os portugueses».