Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-05 às 18h27

Investimento de nove milhões de euros para forças de segurança no distrito de Leiria

Entrega de veículos e equipamentos à PSP do distrito de Leiria, Leiria, 5 junho 2019
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou um investimento de cerca de nove milhões de euros no distrito de Leiria, do qual se destaca a construção de novas instalações do Comando Distrital da PSP.

O Ministro fez o anúncio em Leiria, durante a cerimónia de entrega de 81 novas viaturas à PSP, tendo afirmado que «mais de seis milhões de euros correspondem ao maior investimento que faremos em infraestruturas nesta região», nomeadamente à «construção de raiz das novas instalações do Comando Distrital de Leiria» da PSP. 

Prevista está ainda a «requalificação da esquadra de Pombal ou um investimento igualmente significativo em instalações da GNR».

Eduardo Cabrita acrescentou que a fase de projeto vai ser iniciada em breve e que, apesar do investimento ser da responsabilidade do Ministério da Administração Interna, a obra será lançada pela Câmara Municipal de Leiria. 

Este «é um modelo que temos seguido sempre que as autarquias estão disponíveis para tal e tem grandes vantagens na proximidade, na fiscalização e no ritmo de execução de obra. Esta é uma matéria da competência do Governo Central, mas a parceria com as autarquias é fundamental», sublinhou. 

O Ministro disse também que a entrega de 81 viaturas para as forças policiais em Leiria é «um passo mais para a afirmação do compromisso com o mais elevado nível de investimento de sempre nas forças e serviços de segurança, visando recuperar tempo perdido». 

Redução da criminalidade violenta

Esta é uma forma de dar melhores condições aos agentes que contribuem para que Portugal seja «reconhecido internacionalmente como um dos países mais seguros do mundo, matéria que é decisiva para a qualidade de vida dos portugueses, mas também essencial para a atração de investimento, para a captação de turistas e para que Portugal seja um destino privilegiado para investigadores, estudantes ou para quem aqui queira passar os seus últimos anos de vida ou trabalhar». 

O Ministro referiu igualmente a redução da criminalidade violenta e grave que se verifica nos últimos anos - 8,6% em 2018, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna -, acrescentando que os números dos primeiros meses de 2019, «consolidam esta tendência de redução da criminalidade e afirmação de Portugal como um país de confiança, em que a segurança é um elemento essencial do crescimento da economia». 

«Nos primeiros quatro meses de 2019, a criminalidade violenta e grave, aquela que mais afeta a perceção global de segurança pelos cidadãos continua a diminuir, sendo agora uma redução de 6,4%» no País, em enquanto na área do Comando Distrital de Leiria «esta tendência é ainda reforçada com uma redução de cerca de 15% nos quatro primeiros meses de 2019».

Além das viaturas, foram entregues 91 estojos de sinalização de trânsito, coletes à prova de bala e armamento.