Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-16 às 13h46

Investimento de 20 milhões programado para a PSP na Área Metropolitana do Porto

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, na assinatura do contrato de cooperação, Vila do Conde, 16 julho 2019
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que que «está programado um investimento de cerca de 20 milhões de euros» direcionado para a melhoria das infraestruturas da PSP na Área Metropolitana do Porto.
 
Em Vila do Conde, na assinatura de um contrato de cooperação com a autarquia para a construção de uma nova esquadra da PSP na cidade, num projeto avaliado em três milhões de euros, o Ministro referiu que estes investimentos vão contribuir para que Portugal continue a ser um dos países mais seguros do mundo.
 
«Os resultados que Portugal tem tido na redução da criminalidade violenta e grave afirmam a segurança como um dos principais ativos do País, na qualidade de vida e na atração de turismo e investidores», acrescentou.
 
Os investimentos programados abrangem a construção e requalificação de infraestruturas, a entrega de viaturas e equipamentos e também a valorização dos quadros.
 
«Esperamos até 2021 entregar às forças de segurança, de todo o País, mais de 2200 viaturas», disse Eduardo Cabrita, acrescentando que em 2019 já foram entregues 700. «No reforço de efetivos, nos últimos quatro anos de Governo, abrimos concurso na PSP para recrutar 2200 efetivos, um número superior aos 500 recrutados nos quatro anos anteriores», disse ainda.
 
O Ministro da Administração Interna sublinhou que a construção de uma nova esquadra da PSP e Vila do Conde será possível através da Lei da Programação de Instalações e Equipamentos das Forças de Segurança, assinada em 2017.
 
Depois de lançado o concurso, a obra deve começar entre o final de 2019 e o início de 2020 e tem um prazo de execução de dois anos. A nova esquadra irá centralizar as várias valências que a PSP tem em Vila do Conde, mas também na cidade vizinha da Póvoa de Varzim.