Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-06 às 20h54

Iniciativa Mar Aberto «foi um grande sucesso»

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, no regresso da Fragata Álvares Cabral, Almada, 6 abril 2019
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, esteve presente no regresso da Fragata Álvares Cabral à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, após 11 500 milhas náuticas percorridas em dois meses e meio. A missão enquadrou-se da Iniciativa Mar Aberto e consistiu em ações de cooperação e promoção da segurança regional.

«Foi um grande sucesso, cumpriram-se todos os objetivos e mais, porque nunca se pode imaginar à partida aquilo que é o resultado do contacto humano, que foi muitíssimo importante, quer a nível oficial, com as autoridades dos vários países pelos quais esta fragata passou, quer a nível das populações», disse João Gomes Cravinho.

A missão no Golfo da Guiné

A missão Mar Aberto consiste num tipo de cooperação militar que Portugal quer desenvolver com os parceiros da CPLP.

A fragata Álvares Cabral saiu de Lisboa no dia 22 de janeiro rumo ao Golfo da Guiné. Visitou oito portos em cinco países (Cabo Verde, Camarões, São Tomé e Príncipe, Angola e Costa do Marfim), onde desenvolveu 38 ações de capacitação no domínio da defesa e entregou mais de 30 toneladas de material e equipamento de apoio à capacitação.

No Golfo da Guiné - a região que suscita a atenção da comunidade internacional em matéria de segurança marítima - a fragata da Marinha acompanhou de forma próxima a navegação mercante de bandeira portuguesa na região.

O Ministro destacou o trabalho dos 20 navios portugueses «que passam semanalmente pela região do Golfo da Guiné», acrescentando que gostaria que esta atividade se traduzisse num tipo de «cooperação mais abrangente, que passa por reforçar a própria capacidade da CPLP, enquanto contribuinte para a segurança internacional».

«Creio que nos próximos anos vamos ver um reforço dessa capacidade da CPLP de atuar como um grupo e, obviamente, que Portugal vai ser uma parte muito importante dessa dinâmica», disse ainda.

Apoio médico e escolar

Durante esta missão entraram a bordo no navio Álvares Cabral mais de mil pessoas, entre representantes do Estado português e entidades estrangeiras dos países visitados, bem como elementos das comunidades locais, crianças e jovens em idade escolar.

A tripulação do navio Álvares Cabral visitou diversas escolas da região, onde entregou diverso material escolar, divulgando, simultaneamente, a importância do mar e as missões da Marinha.

Na área médica, a equipa de saúde da fragata Álvares Cabral deslocou-se a vários hospitais e Centros de Saúde, tendo dado consultas às populações locais mais carenciadas e distribuído medicamentos e apósitos médicos.

Estiveram embarcados na fragata Álvares Cabral 159 militares, incluindo uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.