Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-04 às 15h46

Inclusão de empresas nas universidades é «uma estratégia de modernidade e de melhor emprego»

«Trazer empresas para dentro dos campus universitários e abrir esses campus ao que é a cooperação com os empregadores e com as empresas é hoje uma estratégia de modernidade e de melhor emprego», afirmou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na apresentação do Polo Tecnológico do Algarve, em Faro.

Sublinhando que a inclusão dos empreendedores nos espaços académicos é «determinante para o crescimento económico de Portugal e de convergência europeia», o Ministro lembrou que o ensino está a mudar em todo o mundo, «sendo uma das questões críticas considerar o acesso ao conhecimento aberto, com mais participação de todos e, sobretudo, com maior relevância».

«A relevância do conhecimento faz-se com o emprego e isso faz-se com as empresas e os empresários», reafirmou Manuel Heitor, que referiu o Polo Tecnológico do Algarve como um exemplo de boas práticas de parceria das universidades e empresas.

«Transformar este campus também num espaço de inovação aberto às empresas, onde estas e os empresários partilham espaços com professores e estudantes do ensino superior, é o futuro», realçou o Ministro, acrescentando que a concretização deste novo espaço da Universidade do Algarve «só foi possível com a reprogramação dos fundos comunitários».

O Polo Tecnológico do Algarve tem uma área para acolhimento de empresas, com cerca de seis mil metros quadrados, integrando o Parque de Ciência e Tecnologia (Algarve Tech Hub) e o Centro de Valorização e Transferência de Conhecimento (Centro de Simulação Clínica). O investimento global é de 5,4 milhões de euros, dos quais 3,8 milhões são provenientes de fundos comunitários.