Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-12 às 14h08

Inaugurado primeiro conservatório público de música do sul

Cerimónia da inauguração do Conservatório de Música de Loulé
Primeiro-Ministro António Costa e Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na inauguração do Conservatório de Música de Loulé, 12 setembro 2018 (Foto: Paulo Vaz Henriques)
O primeiro conservatório público de música do sul foi inaugurado pelo Primeiro-Ministro António Costa e pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em Loulé.

O Primeiro-Ministro afirmou que o papel da escola «não é só ensinar a ler, a fazer contas, onde nascem os rios ou como se formam os fenómenos geológicos», sendo e a sua função fundamental criar cidadãos livres.

António Costa sublinhou que a maioria dos alunos que frequentam o sistema de ensino vão exercer profissões «que não foram sequer ainda inventadas», pelo que a escola deve criar condições para que continuem a aprender durante toda a vida.

«Uma escola que forme simplesmente para as profissões que já foram criadas no passado é uma escola que não cumpre a sua função para o futuro», afirmou.

Diversificar a oferta educativa

Por outro lado, «a universidade não é a única saída possível, nem o único percurso necessário para quem quer prosseguir a sua vida e, por isso, a diversificação daquilo que é a oferta educativa é da maior importância».

O Governo tem «paulatinamente procurado criar as condições» para que o ensino artístico integrado e o ensino profissional «sejam igualmente valorizados nos processos educativos», nomeadamente através de vinculação aos quadros dos decentes do ensino artístico.

António Costa contou que, em 1971, enquanto aluno, participou na primeira experiência de ensino artístico integrado que houve em Portugal e com ela aprendeu a «saber sentir», o que é decisivo.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sublinhou que a música e o ensino artístico são «absolutamente essenciais» no panorama educativo.

O Conservatório de Música de Loulé é o primeiro conservatório público de música a sul de Lisboa, tendo capacidade para 400 alunos nos regimes de ensino articulado e supletivo.

Instalado no Solar da Música, um edifício do século XVIII agora reabilitado, o Conservatório resulta da cooperação entre o Ministério da Educação e o município de Loulé, que investiu 2,8 milhões de euros na sua criação.

O Ministério da Educação é responsável pela colocação de professores e pela articulação entre as escolas da região e o Conservatório de Música de Loulé.